Volvo Ocean Race: Dá-lhe Torben

Volvo Ocean Race

(fonte:www.revistanautica.com.br)

As duas equipes do Ericsson Racing Team iniciam neste sábado a disputa da terceira perna da Volvo Ocean Race 2008-09, que liga Cochin, na Índia, a Cingapura. A jornada de 1.950 milhas náuticas, a mais curta desta edição até o momento, com previsão de duração de nove a 11 dias, levará os velejadores a mais um porto que nunca esteve no mapa da regata de volta ao mundo, por uma rota totalmente inédita na história da competição.

A tripulação Internacional comandada por Torben Grael, a bordo do Ericsson 4, lidera a classificação geral da regata com 26 pontos após vencer as duas primeiras etapas. O Ericsson 3, do sueco Anders Lewander e sua tripulação Nórdica, ocupa o quinto lugar geral, após duas terceiras colocações nas pernas anteriores. Ambas as equipes estão prontas para encarar, mais uma vez, os desafios de um percurso pouco conhecido para a maioria dos velejadores.

Saindo de Cochin, a flotilha seguirá pela costa da Índia enfrentando os mesmos ventos fracos que dificultaram os momentos finais da segunda perna. Mas a maior dificuldade a bordo durante a etapa promete ser a passagem pelo Estreito de Malaca, que nas proximidades de Cingapura tem tráfego intenso, tornando a navegação ainda mais difícil, e registra inúmeros episódios de pirataria.

“Vai ser uma etapa bastante complicada, com ventos fracos e muito calor. Sabemos que vamos ter muitas dificuldades em função da quantidade de barcos que vamos encontrar no Estreito de Malaca, uma área bastante estreita que tem um tráfego muito intenso de barcos de pesca e todo tipo de embarcação”, diz Torben Grael. “Estes dias que passamos na Índia foram muito agradáveis e muito importantes para recarregarmos as baterias. O povo aqui é muito receptivo e nós encontramos muitas semelhanças com o Brasil. Foi uma ótima oportunidade de tirar um pouco a cabeça da regata e ganhar novo ânimo para a próxima etapa”

A terceira etapa da Volvo Ocean Race conta com um portão de pontuação a aproximadamente 1.275 milhas náuticas da saída, entre o norte da Sumatra e o sul da ilha de Grande Nicobar, duas áreas devastadas pelo tsunami de 2004.

“Vai ser uma perna traiçoeira. Eu diria que é uma etapa com grau de dificuldade entre seis e sete, mas que chega a 10 em termos de navegação”, diz Chris Bedford, meteorologista do Ericsson Racing Team. “O portão de pontuação vai criar uma situação similar à da segunda etapa. Ele tem cerca de 100 milhas de largura, então novamente eles vão ter que optar entre ir mais a norte em busca dos pontos e se distanciar da linha de chegada ou ir pelo sul do portão e reduzir a distância até o fim. Mas a segunda opção pode ser um caminho mais demorado”.

Prêmio
Nesta quinta-feira (11 de dezembro) foi realizada em Cochin a cerimônia de premiação da segunda perna da Volvo Ocean Race. A tripulação Internacional de Torben Grael recebeu o troféu pela vitória na etapa entre a Cidade do Cabo, na África do Sul, e Cochin, na Índia. Link abaixo.

Volvo Ocean Race – Classificação geral após duas pernas
1. Ericsson 4, 26 pontos
2. Telefônica Azul, 19
3. Puma, 18
4. Green Dragon, 16
5. Ericsson 3, 14.5
6. Telefônica Preto, 13.5
7. Delta Lloyd, 7.5
8. Kosatka, 7.5

A Ericsson é a líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços para operadoras de telecomunicações. Liderando o mercado de tecnologias móveis em 2G e 3G, a Ericsson fornece serviços de comunicação e gestão de redes, atendendo às necessidades de mais de 185 milhões de usuários. O portfólio da empresa engloba infra-estrutura para redes fixas e móveis, além de soluções multimídia e banda larga para operadoras, empresas e desenvolvedores. A joint venture Sony Ericsson oferece ao consumidor os terminais móveis com os recursos mais avançados do mercado

A Ericsson torna realidade a sua visão de ‘comunicação para todos’ por meio de inovação, tecnologia e modelos de negócios sustentáveis. Presente em 175 países, a Ericsson emprega mais de 70 mil pessoas e gera receitas de US$ 27.9 bilhões (SEK 189 bilhões, valores de 2007). Estabelecida em 1876 e sediada em Estocolmo, Suécia, a Ericsson é listada nas bolsas de Estocolmo e NASDAQ.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: