Veleiro Fantasma encontrado no Índico

Veleiro é encontrado navegando sozinho no Oceano Índico

 
Único tripulante a bordo, Jure Sterk pretendia ser o homem mais velho a dar a volta ao mundo sem paradas no menor barco

Por Mariana Peccicacco
Da redação nautica on line

 
Veleiro Lunatic Piran, encontrado abandonado no Oceano Índico
No último dia 28, um navio de pesquisa oceanográfica americano encontrou um veleiro de nacionalidade desconhecida, navegando sozinho no Oceano Índico. Embora rasgada, a mestra estava em cima, uma vara de pesca estava posicionada sobre o deck, sem linha, e o log book estava sobre a mesa de navegação. Soube-se mais tarde, que o barco pertencia a Jure Sterk, da Eslovênia, um velejador de 72 anos, que havia saído da Nova Zelândia em 2007, e estava dando a volta ao mundo. Ele pretendia ser o homem mais velho, no menor barco, a completar a circunavegação. Esta era a última parte de sua viagem.

O barco foi encontrado por acaso, e estava cheio de cracas e em péssimo estado de conservação. Aparentemente nada havia sido roubado. O nome do barco, Lunatic Piran estava parcialmente visível, e um dos tripulantes do navio conseguiu achar informações sobre ele na internet. Um operador de rádio havia falado com o dono do barco pela última vez no dia 26 de dezembro de 2008. Os registros do log book indicavam 2 de janeiro de 2009, e marcavam a previsão do tempo para o dia 3.

Sabe-se que no dia 28 de dezembro, Sterk informou a um conhecido na África do Sul que estava com o stai de proa quebrado e que talvez tivesse que abandonar a sua viagem de volta ao mundo sem paradas e seguir rumo à Albânia. A decisão de abandonar a viagem só seria tomada mais perto da costa. Desde então, ninguém mais ouviu falar dele.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: